Muitos podem até dizer que é inviável, precisaria de muito investimento e que o retorno desse tipo de política demoraria demais para se ter os resultados esperados e a gravidade dos problemas enfrentados atualmente na região faz com que se torne necessário soluções imediatas, o que é verdade. No entanto, alguns modelos de desenvolvimento imediato, que conhecemos muito bem quais são, o foram suficientes para se chegar sonhadas soluções.
A intenção não é entrar na viabilidade financeira, mas ressaltar a importância da proposta de pagamento por serviços ambientais estar nas esferas de governo federal e principalmente estaduais, muito estados já definiram essa agenda como prioritária, como destaque para o Pará, Amazonas e Acre.
O importante é que essa iniciativa inédita surgiu na Amazônia, elaborada por quem conhece a região de vivência e não de livros, ou pior, através da grande imprensa, que reserva enorme espaço para as tragédias, sem o mínino esforço de cumprir seu papel social quando se trata de dar espaço para o debate às sobre soluções. Para quem em pleno século XXI ainda tem como principal referência cobras e jacarés, isso não é exagero, não tenho como terminar este post de modo diferente, não existe algo nada mais adequada do que a letra da música Belém, Pará Brasil, de autoria do grupo Mosaico de Ravena, sucesso na interpretação da cantora paraense Lucinha Bastos.
BELÉM PARÁ BRASIL
Vão destruir o ver o peso e construir um shopoping center
Vao derrubar o Palacete Pinho pra fazer um condomínio
Coitada da Cidade Velha que foi vendida pra Hollywood
Pra ser usada como um albergue num novo filme do Spielberg
Quem quiser venha ver
Mas so um de cada vez
Não queremos nossos jacarés
Tropeçando em vocês
A culpa é da mentalidade
Criada sobre a região
Por que que tanta gente teme ?
Norte não é com "M"
Nossos índios não comem ninguém
Agora é so hamburger
Por que ninguém nos leva a sério ?
Só o nosso minério ?
Quem quiser venha ver
Mas so um de cada vez
Não queremos nossos jacarés
Tropeçando em vocês
Aqui agente toma guaraná quando não tem coca-cola
Chega das coisas da terra que o que é bom vem lá de fora
Transformados até a alma sem cultura e opinião
O Nortista só queria fazer parte da nação
Ah, chega de malfeituras
Ah, chega de triste rima
Devolvam a nossa cultura
Queremos o Norte lá em cima
Porque, onde já se viu ?
Isso é Belém
Isso é Pará
Isso é Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário