27 janeiro, 2009

Fórum Social Mundial

Começa hoje em Belém mais uma edição do Fórum Social Mundial, evento com abrangência mundial, organizado por movimentos sociais que tem como objetivo celebrar a diversidade, assim como discutir assuntos relevantes visando novas alternativas para questões sociais da sociedade atual. Por se tratar de um espaço democrático, o fórum é um espaço que permite uma discussão ampla de assuntos que encontram resistências em parte da nossa sociedade, como por exemplo, a questão indígena e racial. Sua grandeza está na essência de ser um espaço único para debates e clamor por justiça social.

Esta edição tem uma particularidade. O evento acontece justamente na cidade de Belém, capital do Pará, portal de entrada para a região amazônica, no Estado que infelizmente já foi e ainda é afetado por inúmeros conflitos sociais, em que vários trabalhadores ruais e defensolres do meio ambiente perderam suas vidas em chacinas, cujos mandantes e criminosos continaum impunes. O desafio é grande para mudar essa realidade. Logo no fórum, o debate sobre os problemas ambientais na Amazônia deve ser prioridade. Já que a Amazônia é tão importante para o mundo nada mais adequado do que representante de vários países contribuirem para se chegar a uma solução, que uma tem que chegar, para isso vale o esforço de todos e não só o do governo brasileiro. Afinal é muito fácil, fazer o discurso da proteção da Amazônia, como se lá fosse apenas uma floresta!

Que estes dias de debates, possam de certa forma contribuir para a construção de uma sociedade mais justa!

Leo

Nenhum comentário: